Lajedo está agora oficialmente no Mapa Turístico do Brasil

DSCN0973-1

O Ministério de Turismo divulgou ontem na sua página oficial os novos municípios que estão incluídos no Mapa Turístico Brasileiro. Lajedo no Agreste pernambucano é uma das 49 cidades que agora passam a ter um laço mais forte com as políticas públicas do setor. A categoria na qual o município se encaixa é Fé e Arte.

Em junho, a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer de Lajedo foi incentivada pelo Ministério a se adequar e potencializar a oferta turística em sua dimensão regional. Esse trabalho de estruturação e promoção de peculiaridades de cada município será mais valorizado e integrará um mercado mais abrangente. Essa inclusão foi feita depois de firmado um termo de adesão, assinado pelo prefeito Rossine e enviada a documentação necessária pelo secretário Thames Vilela em um encontro com a Secretaria de Turismo do Estado (SETUREL) no Centro de Convenções em Recife.

O Mapa é uma ferramenta do Programa de Regionalização do Turismo que tem o objetivo de desenvolver socioeconomicamente o país criando uma rede de cooperação capaz de avançar na riqueza nacional. Foi lançado em 2004 e constitui uma política pública do Plano Nacional do Turismo 2013-2016 que promove a sustentabilidade, a inclusão e a diversidade de cada região turística fazendo progredir a comercialização dos produtos e serviços turísticos representados pela pluralidade dos segmentos sociais de acordo com cada roteiro de produção associada ao turismo.

A partir de agora, Lajedo além de estar no Mapa que destaca as belezas e riquezas de cada cidade, terá um planejamento do turismo  a fim de criar atrativos, potenciais visitantes, oferta turística e muito mais para maximizar a vocação turística, a princípio por meio da categoria Fé e Arte. Também haverá a possibilidade  de absorver incentivos que aprimorem os serviços, ações e mão de obra criando mecanismos que entusiasmem a preservação e o desenvolvimento dos recursos naturais e culturais.

A curto, médio e longo prazo, Lajedo entra no plano de ação mediante diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo como planejamento em: logística, trilhas ecológicas, posicionamento de mercado, cursos de qualificação profissional para rede de hotelaria e turismo e infraestrutura de apoio turístico que traz a acessibilidade, preservação ambiental e patrimonial, sinalização turística, iniciativa privada (feiras, hotéis, bares, restaurantes, lojas de artesanato, etc.), arquitetura histórica e condicionamento ambiental.

A Prefeitura de Lajedo e a Secretaria Municipal de Turismo acreditam que esse é só um passo para inúmeras mudanças inovadoras com enfoque territorial que contribuirão para o crescimento e melhor imagem da cidade interna e externamente.