Exercícios fisioterapêuticos que favorecem a maternidade em todos os ESF’s

Saúde 0717 - 10

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) está passando em todos os postos de saúde de Lajedo para abordar as mudanças fisiológicas durante a gravidez. As orientações sobre quais exercícios são importantes para as gestantes são dadas pelos fisioterapeutas do município. Hoje, 17, a ação aconteceu na USF Maria Vieira de Souza no sítio Poço.

A Prefeitura de Lajedo através da Secretaria Municipal de Saúde levou dois fisioterapeutas que atendem pelo município para conversar com as gestantes que são regularmente atendidas nas Unidades de Saúde ou ESF (Estratégia de Saúde da Família). A parceria do NASF serve para melhorar a qualidade de vida da gestante tratando a informação como principal premissa incluindo ações da Rede Cegonha, parceria com o Governo do Estado.

As mudanças fisiológicas sofridas pelas mães durante o período de gestação foi tratado com descontração pelos profissionais. “De 50 a 80% das grávidas sentem dor nas costas, no ‘espinhaço’”, disse um dos fisioterapeutas. A informação agrega poder aos exercícios que foram ensinados para fortalecer os músculos da região pélvica, a respiração, o estresse e as articulações. Os fisioterapeutas fizeram demonstrações com as pantes de como fazer em casa o alongamento e a ginástica laboral.